O que é uma carteira de criptomoedas?

Uma carteira criptográfica é um programa que permite comprar, vender e armazenar suas criptomoedas. Pense nela como seu endereço no blockchain, que armazena todos os dados e os mantém seguros.

MetaMask é um dos nomes mais conhecidos no espaço Web3. Essa carteira criptográfica ultrapassou 30 milhões de usuários mensais ativos no início deste ano, e geralmente é o primeiro contato de muitas pessoas com o ecossistema NFT. Ela serve como porta de entrada para o blockchain Ethereum, onde você pode comprar e vender ativos digitais.

Caso você queira migrar de outra carteira digital ou esteja procurando comprar ETH e criar uma coleção NFT pela primeira vez, este post irá passar tudo o que você precisa saber sobre a carteira MetaMask – incluindo como para configurar um.

Tem dúvidas sobre criar ou não criar uma carteira digital? Leia Carteira digital: por que você precisa de uma

O que é MetaMask?

MetaMask é uma extensão de navegador gratuita e aplicativo móvel que permite que seus usuários interajam com o blockchain Ethereum. Assim como você usa uma carteira do mundo real para guardar dinheiro e comprar coisas, uma carteira de software permite comprar, vender e negociar ativos digitais como criptomoedas e NFTs. A MetaMask é uma das carteiras de software mais reconhecidas e existe desde 2016.

Um adendo sobre carteiras de software e hardware

Antes de configurar uma carteira criptográfica, é importante conhecer as diferenças entre os tipos de carteira de software e hardware. Uma carteira de software é um programa que fica no seu computador ou no seu navegador de internet. Isso torna as carteiras de software uma ótima opção para comprar, vender e transferir NFTs e criptomoedas de forma rápida e conveniente.

MetaMask, por exemplo, é uma carteira de software (quente). Elas podem ser baixadas e instaladas como uma extensão de desktop ou aplicativo móvel e armazenam seus ativos digitais online. Isso quer dizer que você precisará apenas de uma conexão com a Internet e um navegador. No entanto, isso também significa que eles são mais suscetíveis a hacks e, portanto, menos seguros do que as carteiras de hardware (frias).

As carteiras de hardware são dispositivos físicos semelhantes a uma unidade USB, que armazenam apenas ativos criptográficos e nada mais. Por armazenarem os ativos digitais offline, são consideradas muito mais seguras do que as carteiras de software.

Você precisa conectar o dispositivo ao seu computador para usar, e por isso é uma ótima opção para armazenamento seguro de longo prazo. Porém elas se tornam menos convenientes para transações rápidas ou frequentes.

Como configurar sua carteira MetaMask

Configurar uma carteira de criptomoedas pela primeira vez pode parecer complexo e assustador. O MetaMask torna o processo relativamente simples, mas é importante seguir algumas etapas para garantir que tudo esteja certinho.

Passo 1: Baixe e instale o MetaMask

Acesse o MetaMask e instale a extensão no seu navegador. Atualmente ela é suportada nos navegadores Chrome, Firefox, Brave, Microsoft Edge ou pode ser baixada como um aplicativo na App Store ou no Google Play. Para este tutorial, estamos usando o navegador Chrome.

Mesmo se você deseja usar o MetaMask em dispositivos móveis, a maneira mais fácil de começar é configurar uma conta por meio de um PC ou Mac. Embora você possa ir direto para a configuração de uma carteira MM no seu celular, navegar e coletar NFTs pode ser um pouco difícil via celular, já que muitos projetosnão são adaptados para interfaces portáteis. Assim que tiver a extensão do navegador configurada, você pode criar uma conta e importá-la para o aplicativo Apple ou Android.

Passo 2: crie uma conta

Se é a primeira vez que você configura uma carteira de software, comece com a opção “Criar uma carteira”. Se você já possui uma carteira de software (Atomic, Exodus, Rainbow, etc.) e deseja fazer a transição para o MetaMask, selecione a opção “Importar carteira”.

  • Criar uma carteira

Depois de selecionar a opção de criar uma nova carteira, você será solicitado a concordar – ou recusar – a coleta de dados de uso do MetaMask.

Em seguida, você receberá um prompt para criar uma senha. Você usará essa senha para fazer login na sua conta MM por meio da extensão do navegador ou do aplicativo para dispositivos móveis. Embora esta não seja sua chave privada/frase semente, você deve salvá-la em um local seguro, assim como com qualquer senha.

O próximo passo depois de selecionar uma senha envolve sua frase inicial – ou “frase secreta de backup” – então tenha cuidado. Você receberá uma sequência de palavras geradas aleatoriamente e será solicitado a confirmar essa frase digitando-a novamente no aplicativo. Uma vez confirmado, você chegará à página principal da sua carteira MetaMask.

Nota: Duas maneiras seguras de armazenar sua frase secreta é anotá-la fisicamente em um caderno (ou bloco de notas) e guardá-la em algum lugar seguro e offline. Você também pode usar um gerenciador de senhas para criptografar sua senha e frase. Salvar sua frase secreta em qualquer lugar do seu computador (documento do Word, arquivo de texto, etc.) pode deixá-lo vulnerável a hacks e golpes.

Etapa 3: Configurações gerais

Reserve um momento para explorar e configurar sua nova carteira. Para acessar a página de configurações gerais, clique na foto da conta no canto superior direito da página ao lado de onde diz “Ethereum Mainnet”. O nome da sua conta, configurações de notificação e lista de contatos podem ser editados na página de configurações.

O endereço Ethereum exclusivo da sua carteira aparece diretamente abaixo do identificador “Conta 1”. Um endereço Ethereum é uma sequência aleatória de caracteres semelhante a um número de conta bancária. Você usará esse endereço para interagir com o blockchain Ethereum, às vezes conectando-o em sites e trocas para coletar, enviar e receber tokens.

Nota: Só porque você pode ver/copiar o endereço de alguém não significa que você tem controle sobre ele. Mesmo que qualquer pessoa possa enviar um token para qualquer endereço ETH, somente o usuário que possui a possui a senha e a frase inicial pode usar os tokens dentro dela.

Etapa 4: adicione criptomoedas

Uma das maneiras mais comuns obter tokens é comprar ETH via Wyre. A compra de ETH através da Wyre no MetaMask permitirá que você receba os fundos diretamente em sua carteira para manter, negociar ou trocar por um token diferente. Esse recurso pode ser acessado simplesmente clicando em “Comprar” na página principal da carteira MM.

Quando você estiver na interface de compras da Wyre, haverá uma solicitação para inserir um valor e, em seguida, os detalhes de cobrança. Para comprar ETH através da Wyre, você precisará usar um cartão de débito.

Também é possível obter tokens enviando-os de uma exchange de criptomoedas (Coinbase, Gemini, etc.). Embora o ETH seja o token padrão, já que o MetaMask é uma carteira Ethereum, aqui você pode pesquisar uma variedade de tokens comumente negociados. O símbolo da moeda (identificador abreviado: ETH = Ethereum, BTC = Bitcoin, etc.) aparecerá em “Ativos” na página principal da carteira logo abaixo de ETH.

Leia mais: Existe diferença entre NFTs e criptomoedas?

Conecte sua carteira de criptomoedas ao Beenzart

Assim que sua carteira de criptomoedas estiver configurada, é super fácil conectá-la ao Beenzart. Clique no ícone da carteira MetaMask e ele o guiará em passos simples para conectar sua carteira cripto. A partir daqui, você pode preencher o restante do seu perfil Beenzart.

Sempre que você realizar uma ação registrada no blockchain, como por exemplo comprar um NFT, será solicitado que você conecte sua carteira e autorize a ação. Tenha sua carteira conectada para comprar, vender, criar ou transferir NFTs usando o Beenzart.

logo beenzart
0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like
Read More

Taxas de gás e NFTs

O mundo dos NFTs (tokens não fungíveis) está experimentando um crescimento explosivo, com obras de arte digitais, colecionáveis…