Os ingressos em NFT se popularizam no mercado cada vez mais, ganhando cada vez mais novas funcionalidades. A tecnologia do token não fungível, surgida aparentemente como apenas imagens, rapidamente mostrou-se mais poderosa, atingindo várias utilidades pela sua tecnologia blockchain, impedindo a reprodução de bens digitais.

Nos últimos tempos, a tecnologia ganhou uma nova função: comercialização de ingressos para eventos. Garantindo a exclusividade ao detentor daquele documento (no caso do ingresso, o direito de entrada) evitando falsificações, adultérios, atividade de cambistas, entre outros.

Exemplos de aplicação como estes já podem ser vistos como o Festival de Cinema de Tribeca, que acontecerá em Nova York entre 7 e 18 de junho. Conforme anunciado, os ingressos VIP deste ano serão em formato NFT. Vendidos através da empresa OKX, especializada no segmento de criptomoedas.

Exepriências aqui no Brasil, como a Ultima sessão de Música, turnê de despedida dos palcos, Milton Nascimento e a nova turnê da banda Capital Inicial já utilizaram os ingressos em NFT para comercialização. Esta última oferecendo em todas as faixas de preços, incluindo pré-venda e Meet & Greet com a banda.

CAMBISTAS AQUI NÃO!

A abertura para ingressos em NFT permite o acesso aos processos de revenda e royalties aos artistas e detentores do evento. Com a tecnologia blockchain, a prova de autenticidade do ingresso é assegurada. Podendo o comprador secundário saber se o que tem mãos é verdadeiro e válido ou não. A prática de cambismo portanto é eliminada.

Esta tecnologia pode ser aproveitada para artistas e organizadores de eventos criarem contratos inteligentes que regem a revenda de seus ingressos. Ao revender qualquer ingresso original em NFT, uma parcela da revenda é retribuída ao artista. Além disso, limites para revenda e lucro podem ser feitos dentro do contrato. Evitando preços abusivos, compra por acumuladores e perdas.

Conforme notícia na revista EXAME, em abril de 2022, Mike Dragan, diretor de operações do mercado de ingressos NFT Oveit, afirma com dados da própria empresa, que 18% dos eventos com ingressos já estavam usando ou considerando o uso de NFTs como forma de melhoria. Esse número era de apenas 2% em julho de 2021. Na mesma matéria, Dragan cita que a expectativa para até 2027 é de que o mercado de ingressos NFT atinja 25% do total. O que gerará proximadamente US$ 18,5 bilhões apenas para o mercado de eventos ao vivo. Fora o uso aplicável também para estadias, voos e pacotes turísticos em geral.

O FUTURO É DOS INGRESSOS EM NFT

Diante de toda a manifestações, os ingressos em NFT se popularizam no mercado. Criando uma gama de opções em vendas e proporcionando segurança aos seus clientes. Ademais, a indústria passa pelo aprendizado dessa ferramenta e adaptação ao grande público. Isto é, oferecer ao público experiências palpáveis no dia a dia para interface com a tecnologia. Tornando o uso dela algo corriqueiro e de fácil acesso.

Mais do que o frenesi, as empresas devem se aprofundar no conhecimento do NFT e a tecnologia Web 3.0. Para que aproveite-se o bonde da inovação, oferecendo ao público a segurança, autenticidade e exclusividade do bem adquirido. E aos próprios organizadores e artistas, o merecido retorno financeiro.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like