Vamos explorar o universo das criptomoedas e NFTs! Essas duas coisas se parecem, mas são bem diferentes uma da outra. É como comparar um unicórnio com um dragão – ambos são seres fantásticos, mas são completamente distintos.
Criamos um artigo que vai direto ao ponto para que não restem dúvidas sobre esse assunto importante. Estão prontos para uma aventura pelo mundo digital?
NFTs e criptomoedas
Você usa dinheiro em sua conta bancária para comprar bens e serviços no mundo real, assim como usa criptomoedas para fazer transações no blockchain. Criptomoedas podem ser compradas ou convertidas em moedas fiduciárias ou outras criptomoedas por meio de trocas. Já os NFTs são ativos únicos e insubstituíveis que podem ser adquiridos com criptomoedas. Eles têm valor independentemente da moeda usada para comprá-los, como cartões colecionáveis ou obras de arte.
Resumindo: os NFTs não são fungíveis e as criptomoedas são fungíveis.
Para entender melhor, faz sentido pensar nas moedas fiduciárias tradicionais. Quando alguém te pede um real emprestado, você não abre sua carteira e diz: “Qual moeda de um real você quer?” Não há sentido em perguntar isso, pois cada moeda de R$ 1,00 representa a mesma coisa e pode ser trocada por qualquer outra moeda de R$ 1,00. Isso ocorre porque a moeda em questão é fungível, ou seja, não possui características únicas e pode ser negociada sem restrições. Da mesma forma, as criptomoedas são fungíveis e não possuem singularidade, sendo negociáveis e substituíveis.
NFTs são diferentes dos outros ativos porque cada um é único e irrepetível. Não há dois NFTs iguais, pois cada NFT é uma unidade única de informação que não pode ser substituída por uma versão idêntica.
Quando se considera NFTs, a unicidade e a raridade são elementos que contribuem para o aumento da procura e do valor. Conforme ocorre com outros bens escassos, a falta de disponibilidade de NFTs permite aos proprietários negociá-los por valores acima da média.
O que são criptomoedas?
Criptomoedas são moedas digitais baseadas em blockchain protegidas por criptografia. Por serem altamente protegidas, é quase impossível falsificá-las ou gastar duas vezes. Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) são as criptomoedas mais conhecidas, mas existem milhares.
Qualquer pessoa pode comprar e vender criptomoedas em exchanges descentralizadas, como Beenzart e OpenSea. Antes de começar a investir em criptomoedas, você precisa de um lugar para guardar seu dinheiro digital. É hora de configurar uma carteira cripto! Você pode usar criptomoedas para comprar coisas como NFTs, mas muitos veem essas moedas como uma ferramenta de negociação e investimento devido à sua volatilidade e seus valores (ocasionalmente) crescentes.
Assim como a moeda fiduciária, as criptomoedas são fungíveis. Se você tiver uma nota de cinco reais e alguém lhe pedir para trocá-la pela nota de cinco reais, você não se importaria. Qualquer nota de cinco reais é tão boa quanto qualquer outra. As criptomoedas não são diferentes. Cinco ETH na minha carteira digital são intercambiáveis com 5 ETH na sua carteira digital, por exemplo!
O que é um NFT?
NFT significa token não fungível. Assim como as criptomoedas, são tokens digitais que existem na blockchain. Mas enquanto as criptomoedas são fungíveis, os NFTs são únicos.
Pense num objeto físico super especial que só existe um no mundo inteiro. Pode ser uma tela assinada por um famoso, um item colecionável, tipo um cartão de esporte ou um selo, ou uma edição rara de um livro.
Essas coisas não são fungíveis. Se alguém lhe pedisse para trocar sua pintura por uma reimpressão sem assinatura, você recusaria. Eles contêm a mesma imagem e talvez até exibam um nível semelhante de qualidade visual, mas não são intercambiáveis. Assim, eles não são fungíveis. Mesmo que alguém tirasse uma foto em alta resolução e perfeitamente enquadrada de sua pintura original, ainda assim ela não seria autêntica.
Agora, aplique o mesmo princípio a uma pintura digital que vem com uma assinatura digital única certificada por seu autor, da qual existem apenas algumas cópias oficiais no blockchain, e você terá um NFT.
Os NFTs permitem que os ativos digitais sejam feitos e reconhecidos imutavelmente como únicos, assim como objetos físicos únicos. Se você possui um NFT, ele é diferente de qualquer outro. Mesmo que alguém faça uma captura de tela ou faça o download, aparentemente “roubando-o”, ele não o possui, e o registro público da blockchain prova isso.