A moda brasileira está marcando sua presença no metaverso. Diversas marcas da indústria da moda investem em jogos e no ambiente virtual para não ficar para trás enquanto o metaverso se desenvolve e se torna ainda mais presente na vida das pessoas.

Moda digital

A forma como consumimos a moda já mudou de cara faz tempo. Para muitas pessoas, o clássico passeio ao shopping ou a lojas no centro da cidade mudou para a compra de roupas em lojas online.

Hoje grande parte dos consumidores não vê sentido em se deslocar de sua casa até uma loja, seja de carro ou transporte público. Além do gasto com o trajeto, também se gasta tempo. Ainda mais se estiver na procura de uma peça de roupa específica.

Com as lojas online é possível fazer uma compra de onde estiver, desde que tenha um dispositivo celular ou computador e acesso a internet. Assim, com algumas palavras chave no buscador, é possível encontrar exatamente o que você procura. Agora em mais um passo para acompanhar as mais recentes tecnologias, diversas marcas de moda brasileira estão marcando presença no metaverso.

Metaverso

Atualmente, o metaverso é uma das grandes novidades do mundo da tecnologia. O metaverso é uma representação virtual da realidade, composta por múltiplos universos virtuais interconectados. Com o uso de inteligência artificial, cria-se experiências virtuais com muita interatividade, usada para os mais variados propósitos.

É possível acessar o metaverso com dispositivos de realidade virtual ou aumentada, e permite que as pessoas explorem, criem e interajam com ambientes e personagens virtuais de maneira imersiva. Até então pode parecer muito complicado e até distante da nossa realidade, mas a verdade é que muitos de nós já estamos familiarizados com estes conceitos.

Alguns dos exemplos mais conhecidos de metaverso incluem jogos e experiências de realidade virtual, como o Second Life e o Minecraft. Há muito mais exemplos, outros jogos populares como o The Sims, Habbo, Roblox e Fortnite também fazem a simulação do mundo real, com avatares de usuários e interações com o próprio ambiente virtual.

Moda brasileira no metaverso

O metaverso traz infinitas possibilidades de objetivos e compra. Como já se tem acompanhado com as notícias mais recentes, a compra de NFTs e criptomoedas são apenas alguns exemplos de como esse mercado digital está ampliando a cada dia.

Com esta visão, as marcas de moda brasileira também estão buscando altos lucros que, segundo a Bloomberg Intelligence, serão de US$ 800 bilhões até 2024. Porém, o mais importante a se destacar é que o metaverso fortalece a sensação de pertencimento, pois ela aproxima ainda mais os usuários de uma comunidade.

A Renner foi a primeira a dar o grande passo e entrar no incrível mundo virtual do Fortnite. Em 2021, eles lançaram o Renner Play, com uma loja super legal dentro do jogo e realizaram diversas lives com gamers. E adivinhem só? Deu super certo! Por isso, a Renner continuou investindo na tecnologia de realidade virtual e não olhou mais para trás.

Então em novembro de 2022, a marca deu mais um passo no metaverso. Na Brazil Immersive Fashion Week, a primeira semana de moda imersiva da América Latina, a Renner apresentou um desfile inteiro com intervenções em 3D na passarela e filtros de realidade aumentada nos looks.

Ainda no universo do Fortnite, a marca de calçados Havaianas levou a vibe do verão para uma ilha virtual dentro do jogo. Eles criaram chinelos virtuais que ficaram disponíveis para os usuários adquirirem e usarem com seus avatares. A novidade para os usuários fez tanto sucesso que tiveram filas de espera para comprar os NFTs da marca.

Moda, metaverso e nossas queridas assistentes virtuais

Mas a presença de influenciadoras digitais no Brasil não é novidade. A maior delas é “brasileira” Lu, do Magazine Luiza. Até então a influenciadora digital já estrelou campanha da Adidas, estampou capa de revista, participou de um clipe da Anitta e não demorou para entrar no metaverso também.

A Amaro também está entre as primeiras varejistas de moda no Brasil a se aventurar no mundo virtual dos games. Eles fizeram a estreia da influenciadora virtual Mara no Animal Crossing e, com a interação dos jogadores, a empresa se inspirou para criar uma de suas coleções de moda. Parece que a Amaro também sabe como aproveitar os novos mundos virtuais para alavancar sua marca e criar coleções incríveis.

O futuro da realidade virtual

O mundo virtual é algo que já faz parte de nossa realidade. Ainda podemos estar no início do que virá a ser, mas já vivemos em uma sociedade que não consegue mais viver sem os benefícios da era digital.

Pequenos hábitos como ler um livro digital, que já foi um grande tabu um dia, hoje é apenas normal; a forma como nos conectamos com quem amamos em tempo real, independente de onde estamos no mundo; o acesso praticamente ilimitado ao conhecimento quando fazemos uma busca online… Então o dinheiro se tornou digital, os bancos se tornaram digitais, a forma com que fazemos compras se tornou digital.

A pandemia mundial que se iniciou em 2020 acelerou ainda mais o desenvolvimento destes ambientes virtuais. Uma vez que precisávamos evitar contato com as pessoas, encontramos outras formas de realizar as tarefas simples como estudar, comprar e nos entreter: tudo isso feito digitalmente.

Infelizmente, algumas marcas como a Forever 21 não conseguiram acompanhar a digitalização e tiveram que fechar todas as suas lojas no Brasil. Por não terem investido no ambiente virtual e fortalecido sua marca entre os consumidores, mesmo sendo uma das lojas preferidas entre os jovens, ela teve de fechar as portas.

E aí, tá achando que o metaverso é só mais uma daquelas coisas que vão acabar em pouco tempo? Pode até ser que você esteja se sentindo meio inseguro com esse negócio todo, mas antes de desistir, vamos olhar os prós e contras de investir nesse universo virtual. E como pode ver não é só uma questão de especulação. Existem resultados reais que mostram como o metaverso já mudou e ainda vai mudar nossas vidas. Então, não se preocupe tanto e dê uma chance para essa nova realidade!

logo beenzart
0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like