A Starbucks acaba de lançar o seu novo programa de fidelidade, chamado Starbucks Odyssey, que utiliza tokens não fungíveis (NFTs) para recompensar os clientes. Agora, enquanto você está se deliciando com seu café preferido, pode acumular pontos para desbloquear ofertas exclusivas, recompensas e, é claro, a maior recompensa de todas: obras de arte. Porque o que é uma vida sem arte? Nada, é o que é.
Café + NFT
O Starbucks Odyssey é um programa baseado em blockchain que expande o projeto Starbucks Rewards. Com o lançamento do programa, a rede americana de cafeterias demonstra seu interesse em explorar o potencial da tecnologia blockchain e entrar na Web3.
O Starbucks Odyssey ainda está em fase de testes. Inicialmente, está disponível apenas para um pequeno grupo de clientes, membros que se cadastrarem na lista de espera e funcionários nos EUA. A plataforma blockchain Polygon é a base do aplicativo Starbucks Odyssey, o que possibilita explorar o potencial da tecnologia blockchain de maneira inovadora e eficiente.
Recompensas reais no mundo real > com ações virtuais
Os membros do programa Starbucks Odyssey vão poder participar de “Viagens” divertidas e interativas para ganhar selos de jornada colecionáveis e pontos Odyssey, desbloqueando novos benefícios e experiências. Essas “Viagens”, além de promoverem a marca, informando sobre a história da empresa e do café através de quebra-cabeças, contam com vídeos e quiz de perguntas e respostas.
Então à medida que os usuários coletam selos NFT, seus pontos acumulados aumentam, desbloqueando benefícios exclusivos. Inicialmente, os benefícios estarão disponíveis em três níveis, e podem variar entre: uma aula virtual de preparo de martini expresso no nível inferior, acesso a mercadorias exclusivas e colaborações com artistas, convites para eventos exclusivos no Starbucks ou viagens à fazenda de café Hacienda Alsacia na Costa Rica nos níveis mais altos.
O programa Starbucks Odyssey permite que os usuários ganhem recompensas reais no mundo real ao realizarem ações virtuais. Através do uso de tokens não fungíveis (NFTs), os usuários podem acumular pontos que desbloqueiam ofertas exclusivas, recompensas e obras de arte. É uma maneira inovadora de incentivar a fidelidade dos clientes e explorar o potencial da tecnologia blockchain.
Starbucks + cripto
O universo das criptomoedas não é novidade para a Starbucks. A empresa já havia se unido à Bakkt para permitir que seus clientes usassem o BTC como método de pagamento.
Na ocasião, o CEO da Bakkt, Gavin Michel, falou sobre os benefícios do aplicativo: “O consumidor médio tem uma riqueza de ativos digitais, como vales-presente, pontos de fidelidade e bitcoin, mas não tem ferramentas para acompanhar e usar adequadamente seu valor. Estamos animados em levar o Bakkt App ao público como um passo em nossa jornada para expandir o acesso a ativos digitais para todos”.
Sendo assim, os participantes da Odyssey não precisam ter uma carteira criptográfica ou criptomoeda para comprar selos. Eles podem comprá-los diretamente com cartão de crédito, o que torna o processo muito mais fácil e acessível.
Isso também significa que aqueles que não têm conhecimento ou interesse em criptomoedas ainda podem participar e desfrutar de todas as recompensas exclusivas oferecidas pelo programa de fidelidade da Starbucks.
Até então, os membros poderão adquirir selos de edição limitada (NFTs) no mercado a partir do início de 2023. As vendas dos selos incluirão componentes de caridade, com doações para causas importantes.