O NFT como conhecemos… Conhecemos?

Os NFTs são o assunto preferido de quem está no mundo digital e cripto, e sempre é um assunto discutido calorosamente. As possibilidades são inúmeras quando se trata do NFT e existe grande expectativa para as mudanças que iremos presenciar no mundo todo. Mas o que é NFT?

O que a maioria de nós tem ouvido sobre os NFTs até agora é um pouco preocupante: desenhos de animais adquiridos por supercelebridades custando valores milionários. Porém isso tudo é uma realidade distande demais para meros mortais como nós.

É por isso que iremos desmitificar o vasto mundo NFT. Precisamos entender que se trata de uma tecnologia muito mais acessível do que parece e que irá influenciar diversos setores – arte, música, cinema – além de fazer parte do nosso dia-a-dia.

NFT é a sigla para non-fungible token, em português, token não fungível. É importante entendermos um pouquinho o significado de “token” e “fungível”. Porque assim, compreenderemos melhor o que é de fato o popular NFT.

Token não fungível: o que significa?

No universo das criptomoedas, um token é a representação digital de um ativo. Um ativo, resumidamente, é tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro. Assim pode ser feito o registro do token em uma blockchain, tecnologia que nasceu junto com o bitcoin no final de 2008.

fungível classifica algo passível de ser substituído por outra coisa de mesma espécie, qualidade, quantidade e valor. Por exemplo, o dinheiro e os bitcoins são ativos fungíveis. Uma nota de R$100 que é trocada por duas notas de R$50 ainda tem o valor de cem reais, não é? Agora, ao comprar um ingresso para um filme, você terá um item não fungível. Imagine trocar seu ingresso com outra pessoa? Você acabará em outro assento ou até mesmo em outra sala e assistindo outro filme. Ou seja, seu ingresso adquirido na bilheteria do cinema ou online não é substituível.

É mais ou menos isso que acontece com o NFT, cripto-colecionável que retém ativos digitais. Ele pode ser vinculado com imagens digitais, músicas, vídeos, avatares e infinitas possibilidades. Podemos pensar no NFT como um certificado de propriedade intelectual, pois o dono de um NFT possui um ativo digital e também a prova de sua propriedade.

Os NFTs não se limitam apenas ao mundo digital.

Mundo NFT

Muitas pessoas se questionam o porquê de gastar qualquer valor em dinheiro com algo que é apenas digital. Mas aí que está, os NFTs não fazem parte apenas do mundo digital.

É possível entrar em um metaverso exclusivo e participar de um show memorável, fazer parte de um momento inesquecível e gratificante. Talvez você queira contribuir no investimento de um filme, participar dele como figurante, garantir algum objeto do cenário ou parte do figurino para colecionar.

Quem sabe até, valorizar seu artista preferido e eternizar uma obra de arte totalmente exclusiva? Pois é, tudo isso é possível ao adquirir um NFT. E essas são apenas algumas das possibilidades envolvendo o NFT e que já estão acontecendo no mundo cripto. Mundo este que todos nós podemos fazer parte.

Em suma, os NFTs permitem que pessoas do mundo todo possam criar, comprar e vender itens de uma maneira facilmente verificável e extremamente segura usando a tecnologia blockchain. Não é maravilhoso?

Como funcionam os NFTs:

Podemos resumir em quatro passos como os NFTs funcionam.

  1. Um indivíduo (ou empresa) seleciona um ativo exclusivo para vender como NFT.
  2. O objeto é adicionado a um blockchain por meio de um processo chamado “minting”, que cria o NFT.
  3. A NFT agora representa esse item no blockchain, verificando a prova de propriedade em um registro imutável.
  4. A NFT pode ser mantida como parte de uma coleção particular. Também pode ser comprada, vendida e negociada em mercados e leilões de NFT, como o Beenzart!

Alguém viu um macaco por aí?

Todas as possibilidades dentro do mundo NFT

O mundo dos NFTs é criativo, coletivo e brilhante, sendo muito mais que apenas o famoso “NFT macaco”. Existem infinitas possibilidades ao criar e/ou adquirir um NFT, e acreditamos que todo mundo pode participar. Você pode checar nosso blog e redes sociais para conhecer ainda mais sobre esse incrível mundo dos criptos!

1 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like